Desbloquear o sucesso empresarial: Como o poder do “sim” acelerou a minha viagem de principiante a especialista num nicho em 6 meses

0 Comments

O poder de dizer sim para o sucesso no empreendedorismo.

“Eu nunca recuso uma boa oferta” era algo que eu costumava ouvir do meu pai entre uma troca que soava algo como “Você quer um café ou um chá? E que tal um biscoito?” Era sempre “Eu nunca recuso uma boa oferta”

Não se trocavam grandes conselhos de negócios ou palavras sábias de sabedoria. No entanto, mesmo na mundanidade das trocas quotidianas, a possibilidade de uma recompensa estava a ser impressa ao dizer sim a uma boa oferta.

E dizer sim a mais do que dizer não foi a forma como cheguei onde estou hoje. De não ter nenhum curso, nenhum programa de coaching e nenhuma associação para todos os três em 6 meses. Construído a partir de inclinar-se para as minhas habilidades existentes.

Mas esta não é uma história de como me apoiei nos meus conhecimentos, antecipei problemas e os transformei em soluções.

Isto é sobre como há poder em dizer sim mesmo antes do sucesso ser alcançado e como, ao fazer isso, você abre a porta para mais possibilidades.

Mas atenção, o início e o fim não são uma trajetória ascendente linear num gráfico, mas uma série de altos e baixos com uma linha que tende para cima.

Mas é na tendência descendente que a maioria das pessoas decide desistir, a menos que a sua única opção seja dizer sim. Sim, continue; há algo melhor no horizonte.

O que me fez pensar foi quando me deparei com um tópico de Alex Hormozi, que falava das três coisas que o seu pai lhe dizia quando era criança, o que me fez pensar no que o meu pai me dizia.

A ficha caiu quando me apercebi que, subliminarmente, fui preparado para dizer sim a mais desafios e oportunidades, essencialmente através de uma chávena de chá. É a isso que realmente se resume.

Então, como é que pode começar a ter um maior impacto, legado e resultados, mesmo quando está apenas a começar?

A primeira para mim foi escolher um nicho. Porque, sejamos realistas, já não ouviu isso antes?

E escolhi um sem pensar muito, porque tinha de começar por algum lado, por isso escolhi o marketing imobiliário.

Já tinha bastante experiência, tendo aprendido tudo, desde as leis fiduciárias de um país específico em que me encontrava na altura até à forma de tomar decisões acertadas em matéria de investimento imobiliário e à forma de subir na escada do percurso de criação de riqueza imobiliária.

Foi pragmático que me tenha apoiado nos conhecimentos que já tinha e depois decidi escolher um grupo de pessoas. A escolha natural foi a dos agentes imobiliários.

O problema foi que, nessa altura, não tinha um resultado específico que pudesse ajudar a proporcionar aos agentes imobiliários. Estava a tentar ajudá-los com a criação de conteúdos para as redes sociais, quando tudo o que todos queriam era apenas leads numa bandeja.

Não havia uma ligação clara entre a razão pela qual a criação de conteúdos para as redes sociais seria benéfica para a obtenção de contactos.

Por isso, precisei de criar uma oferta claramente definida, o que não fiz inicialmente.

Mas precisava de aceitar isso, em vez de me atormentar com o fracasso, porque essa é a jornada do empreendedorismo.

Tem de estar preparado para testar e aprender à medida que avança, adaptar-se e mudar de rumo se algo não estiver a funcionar. E deve, absolutamente deve, desenvolver uma oferta primeiro.

Nas palavras de Alex Hormozi

Pilha de evidências que lhe dão provas de que você é quem diz ser.

Comece por não pensar demasiado nas coisas, que é o inimigo da ação.

Porque ter a coragem de falhar rapidamente, testar, aprender e iterar fez-me continuar.

Também começa por não deixar que o medo se sobreponha à maravilha da possibilidade, e trata-se de dizer sim a mais do que dizer não.

Dizer sim à formação, aos cursos e às pessoas com a experiência e o conhecimento para o guiarem até ao nível a que aspira.

Dizer sim às próximas três coisas que precisa de alcançar. Pode ser fácil olhar para toda a escadaria quando só precisa de olhar para os três passos seguintes.

Mas dizer sim também pode ter a ver com a possibilidade de acreditar que algo é possível, que é alcançável e está ao seu alcance.

O facto de não ter qualquer ideia sobre como iniciar um negócio e de ter organizado o meu primeiro curso, programa de formação e, em seguida, uma associação, tudo no espaço de 6 meses, foi construído sobre a base da possibilidade, em vez de ter tudo planeado e perfeitamente definido por um especialista.

Claro, eu tinha uma estrutura que me foi dada pelo meu mentor, mas a implementação foi 100% minha. No final do dia, ninguém estará tão empenhado no seu negócio como você.

O empreendedorismo já traz consigo um conjunto de desafios tão grande que não precisa de o tornar ainda mais difícil para si, limitando o leque de possibilidades que poderiam existir se deixasse a sua mente vaguear pelas possibilidades que poderia desbloquear.

Por isso, apoie-se na sua experiência e comprometa-se a dizer sim a si próprio, porque o único que pode apostar em si é você próprio.

Fundada pela equipa de In Plain English, Circuito é uma empresa de crescimento estratégico para startups de software focadas em desenvolvedores. Ajudamos as empresas a produzir um ROI mais elevado nos seus esforços de marketing de conteúdos.

Se pretende criar uma melhor estratégia de conteúdos, dimensionar as operações de conteúdos, aumentar o conhecimento e a adoção de produtos, e desenvolva uma comunidade, ajudamos as marcas a torná-lo realidade.

Lista de controlo do marketing de conteúdos

Como criar melhor conteúdo para os programadores

O ingrediente chave por trás das altas taxas de abertura de boletins informativos

Tags: , , , , , , , , , , , , ,